EQUIPE
Conheça a equipe por trás do IDGlobal! Composta por professores renomados, ativistas e jovens pesquisadores de diversos contextos, nossa equipe trabalha unida para promover a inclusão e o impacto social na pesquisa acadêmica. Com o apoio de profissionais comprometidos, incentivamos talentos de grupos historicamente excluídos e fortalecemos a produção de conhecimento transformador. Veja quem faz parte desse movimento!
MEMBROS
Carlos Portugal Gouvêa
Diretor-presidente
Carlos Portugal Gouvêa é Diretor-Presidente do IDGlobal. Além disso, é Professor Associado de Direito Comercial da Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Direito pela Universidade de Harvard (S.J.D., 2008). Foi Visiting Professor na Faculdade de Direito de Harvard em 2022 e 2024. É sócio do PGLaw, coordenando as áreas de direito societário, M&A, direito bancário e governança corporativa e admitido como advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo e pela Corte Suprema do Estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América. Foi membro do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional do Ministério da Fazenda entre 2015 e 2018. Carlos é autor de diversas obras, entre elas o livro “A Estrutura da Governança Corporativa” e “Análise dos Custos da Desigualdade”. Na Faculdade de Direito da USP, coordena vários grupos de estudo e pesquisa, dentre eles o Grupo Direito e Pobreza, o TechLab – Direito e Tecnologia, a Revista de Direito Mercantil, o CELA – Centro de Estudos Legais Asiáticos, o G3S – Grupo de Estudos do Terceiro Setor e o NELD – Núcleo de Estudos em Legal Design. Carlos também é Presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento da Faculdade de Direito da USP. É membro do conselho da Comissão Fulbright do Brasil, da Brasa – Brazilian Students Association, da Generation e membro fundador do Instituto Sou da Paz.
Dalila Martins Viol
Diretora Executiva
Dalila Martins Viol é Diretora Executiva no IDGlobal, coordenando as atividades do Instituto. Anteriormente, foi Diretora Acadêmica. Sua expertise inclui temas de fronteira entre o direito público e privado, destacadamente programas de compliance anticorrupção. Dalila é Doutora em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP, tendo realizado doutorado-sanduíche no Max Planck Institute for Comparative and International Private Law na Alemanha. É mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e graduada em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Antes de se juntar ao IDGlobal, Dalila foi bolsista de pós-graduação da FAPESP, CAPES e FAPEMIG, pesquisadora no Núcleo de Direito, Economia e Governança da FGV Direito SP, além de ter atuado como advogada na área de direito administrativo, e também ter sido procuradora pública municipal.
Fernanda Valle Versiani
Diretora de Pesquisas
Fernanda Valle Versiani é Diretora Acadêmica no IDGlobal. Foi coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Empresarial (GEDEMP) e professora de Direito Empresarial na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora de Direito Empresarial na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (FDUFMG), onde concluiu o seu Mestrado e o seu Doutorado. Durante o Doutorado, foi bolsista FAPEMIG e realizou parte da pesquisa na B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão, através do programa de Doutorado Sanduíche Empresarial do CNPq, e no Max Planck Institute for Comparative and International Private Law em Hamburgo (Alemanha). A tese foi selecionada na avaliação interna da FDUFMG para concorrer ao Prêmio Capes e ao Prêmio UFMG de teses 2021, recebendo menção honrosa em ambas as categorias. Suas pesquisas se concentram em Mercado de Capitais e Direito Societário, com ênfase em Governança Corporativa e desenvolvimento sustentável.
Vanessa Rodrigues Lopes
Diretora Adminitrativa
Vanessa Rodrigues Lopes é Diretora Adminitrativa do IDGlobal e desenvolve atividades nas áreas administrativa e financeira. Sua expertise inclui: gestão de processos de contas a pagar, contas a receber, tesouraria, faturamento e compras; gestão de orçamento e despesas; processos de planejamento financeiro e estratégico; recursos humanos; e tomada de decisões.
Amanda Teles
Coordenadora do Vozes Lab
Amanda Teles Marques é Coordenadora-Geral do Programa IDGlobal.
Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), possui especialização em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e está atualmente cursando Mestrado em Direito na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Suas pesquisas se concentram em direitos socioambientais, com ênfase em Povos e Comunidades Tradicionais.
Deborah Marconcini
Coordenadora Acadêmica
Deborah Marconcini Bittar é Coordenadora Acadêmica do IDGlobal. Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), é graduada em Direito e graduanda em História pela mesma instituição. Anteriormente, atuou como pesquisadora no Centro de Direitos Humanos e Empresas da FGV Direito SP. Suas pesquisas estão nas áreas de Direitos Humanos, Relações Internacionais, História e Gênero.
Julia Soares
Coordenadora de Comunicação
Julia Soares é pesquisadora e Coordenadora de Comunicação Institucional do Vozes Lab (IDGlobal). Atua em pesquisas voltadas à Transição Energética Justa, com foco na justiça ambiental e climática, no direito dos povos indígenas e nas questões de gênero. Está em fase de conclusão da graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Sua atuação também se insere nos debates sobre justiça energética, especialmente por meio da Rede Energia & Comunidades, iniciativa da qual o IDGlobal participa e na qual Julia contribui ativamente para sua articulação.
Ademir Garcia
Pesquisador
Ademir Garcia é pesquisador do IDGlobal. Indígena da etnia Kaingang, nascido em Nonoai, no estado do Rio Grande do Sul. Criado na Aldeia Kondá, em Chapecó (SC), carrega com orgulho a ancestralidade de seu povo e a sabedoria transmitida por seu avô, Jorge Kagnỹn Garcia, reconhecido kujá (pajé) e líder espiritual Kaingang. Desde cedo, Ademir esteve envolvido nas práticas tradicionais, cerimônias e conhecimentos sagrados da comunidade. Por cinco anos, trabalhou como educador na Escola Indígena Sãpe Tỹ Kó, na Aldeia Kondá, alfabetizando crianças e contribuindo com a educação de jovens e adultos. Atuou também como professor bilíngue, promovendo o ensino da língua Kaingang e a valorização da cultura indígena por meio de práticas pedagógicas culturais. Atualmente, ele é graduando do curso de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisador do grupo PET Conexões de Saberes Políticas Públicas de Juventude (PPJ) e membro do Movimento Indígena Universitário. Suas áreas de pesquisa incluem memória, identidade e fortalecimento cultural, como Criação de um ambiente virtual Catálogo do Aluno Indígena UFRGS e o Projeto Kujá Jorge Kagnỹn Garcia, que celebra o legado espiritual e cultural de seu avô.
Amirele Porto Machado
Pesquisadora
Amirele é Pesquisadora do IDGlobal. Ela pertence ao povo Guarani/Kaiowá e Terena, da Aldeia Jaguapiru em Dourados – MS. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD-UFPA). Pesquisa concentrada em Sistema Penal e Povos Indígenas quanto ao tratamento penal dado à pessoa indígena, com base na Resolução CNJ 287/2019 e a criminalização de lideranças indígenas em contexto de retomada territorial. No IDGlobal, Amirele contribui principalmente para pesquisas envolvendo direitos indígenas, apoiando projetos que abordam desafios do sistema de justiça e políticas que impactam as comunidades originárias e tradicionais.
Anderson Teles
Pesquisador
Anderson Teles é indígena do povo Arapaço, do Alto Rio Negro (AM), e atua há mais de sete anos na área de comunicação do terceiro setor. Integra a equipe do IDGlobal como Pesquisador Comunicador, trazendo uma trajetória de quatro anos de atuação profissional em organizações indígenas. Desde sua criação, participa ativamente da Rede de Comunicadores Indígenas. Suas áreas de especialidade e pesquisa incluem elaboração de roteiros, edição criativa e o uso de Inteligência Artificial aplicada a narrativas digitais.
Ana Beatriz Pacheco
Pesquisadora
Ana Beatriz Pacheco é graduanda em Direito pela Universidade Federal de Lavras e técnica em Informática pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Participou do PETI – Direito da UFLA e atuou como monitora da disciplina de Direito Civil I. Integra o Núcleo de Estudos em Direito Privado, Inovação e Tecnologia (NEDIT) e é bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial A pelo CNPq/Ministério da Saúde, desenvolvendo pesquisas sobre análise de impacto regulatório e combate à desinformação em saúde. Seus principais interesses envolvem direito digital, regulação, proteção de dados e inovação tecnológica.
Adriano Teixeira
Pesquisador
Adriano Teixeira é pesquisador do ID Global, indígena do povo Mura e Tupinambá, Especialista em Comunicação Digital e Produção Multimídia Com vasta experiência em comunicação estratégica e produção de conteúdo multiplataforma, se destaca por desenvolver estratégias customizadas para cada território unindo tecnologia, cultura e sustentabilidade
Isabela Soares Bicalho
Pesquisadora
Isabela Soares Bicalho é pesquisadora e advogada, com atuação voltada à integração entre direitos humanos, meio ambiente e governança climática. Atualmente, é mestranda em Direito Internacional na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde investiga a atuação da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com foco na formação da opinião consultiva sobre emergência climática e direitos humanos. Sua trajetória combina experiência prática e acadêmica, com passagens por organizações da sociedade civil e atuação em consultorias jurídicas voltadas à sustentabilidade. Tem experiência com devida diligência socioambiental, elaboração de pareceres técnicos, litígios estratégicos relacionados a desastres ambientais e análise de conformidade com marcos regulatórios internacionais e compromissos ESG. É graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com mobilidade acadêmica internacional pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), realizada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Foi monitora de Direito Internacional, pesquisadora em grupos de estudos sobre colonialidade e direitos humanos e coautora de livros e artigos sobre justiça climática, responsabilidade civil e proteção de povos tradicionais. É membra da Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action (LACLIMA) desde 2021.
Isabela Silva
Pesquisadora
Pesquisadora no IDGlobal, onde desenvolve pesquisas sobre Transição Energética Justa, Mercado de Carbono, Direito Comparado e Direitos Humanos. É Doutoranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), com pesquisa voltada ao exame de efeitos socioambientais da inteligência artificial no âmbito de direitos humanos e fundamentais de Povos Étnicos da América Latina. Mestre e Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP). Participou do Programa de Formação Complementar em Direito e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2023/2024) e foi estudante de intercâmbio na Universidade de Camerino (UNICAM, 2022/2023), na Itália. Coautora do capítulo de livro “A Consulta Prévia, Livre e Informada na transição energética: a experiência de um território indígena”, da coletânea “Desafios da sustentabilidade e COP30”, publicada durante a COP30 em Belém/PA.
Jhelice Franco
Pesquisadora
Jhelice Franco da Silva é pesquisadora do IDGlobal. É uma Indígena do povo Kaiowá, além de ser intérprete e tradutora da aldeia Amambai, no território Panduí. Faz parte do grupo de pesquisa sobre Conflitos Socioambientais na Universidade do Mato Grosso do Sul, unidade de Naviraí.
Mariana Caroline Silva Aguiar
Pesquisadora
Mariana é estagiária no ID Global, onde colabora para a realização de pesquisas multidisciplinares.
Atuou como estagiária na Procuradoria Geral do Município de São Paulo e como monitora bolsista de graduação na Universidade de São Paulo. Realizou iniciação científica na USP, na área de litigância climática internacional e direitos humanos. Atualmente integra a comissão editorial da Revista de Direito Mercantil (RDM) e é pesquisadora na Cátedra OEA da USP e no Núcleo de Estudos Internacionais.
Tem como áreas de interesse direito internacional público, direitos humanos e direito ambiental.
Mayara Mendes
Pesquisadora
Mayara Mendes é pesquisadora no Vozes Lab (IDGlobal), onde desenvolve atividades de pesquisa na área de Transição Energética Justa em territórios indígenas e tradicionais. É indígena Goytaká da Aldeia Marakanã. Executa atividades que priorizam questões socioambientais, políticas públicas e direitos humanos. É bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, e em sua trajetória, atuou na área de Restauração Florestal na Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro – CEDAE, como também, na mobilização social em defesa dos direitos humanos com a construção de documentos de advocacy pautando a criação de políticas públicas quanto ao acesso e qualidade da água, liderando o Movimento Global da Juventude pela Água em conjunto com a Secrétariat international de l’eau, Solidarité Eau Europe e Organização das Nações Unidas – ONU.
Maycon Flores
Pesquisador
Maycon Flores do Nascimento é pesquisador do ID Global. Atualmente, estuda Direito na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e é membro do programa Língua Indígena Viva no Direito (LIVD). Participa do projeto de tradução da Constituição Federal para a língua indígena Ticuna, promovendo o acesso aos direitos constitucionais pelas comunidades indígenas. Também integra a Formação Acadêmica Indígena e atua na defesa da justiça linguística e do direito à informação. Suas áreas de interesse incluem os direitos dos povos indígenas, constitucionalismo, pluralismo jurídico, tradução jurídica, direito ambiental e políticas públicas voltadas à inclusão sociocultural e linguística de populações tradicionais.
Rafael Semenssatto
Estagiário Acadêmico
Rafael Giuseppe Menezes Semenssatto é graduando em Direito, tendo atuado como monitor nas disciplinas de Direito Constitucional e Fundamentos do Direito Empresarial. Coordena o Grupo de Pesquisa “Direito e Pobreza”, voltado à produção de pesquisas sobre as interações entre o direito, as raízes da pobreza no Brasil e a justiça social. É membro do grupo “Direito, Discriminação e Diversidade”, dedicado a repensar o ensino jurídico e a inclusão de perspectivas sobre diversidade e combate à discriminação no currículo dos cursos jurídicos. Nesse contexto, integrou a equipe que apresentou trabalhos no XIV Encontro de Pesquisa Empírica em Direito. Anteriormente, estagiou na 1º Vara Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo. Tem especial interesse em pesquisar sobre direitos humanos, propriedade intelectual e direito econômico.
Rodrigo Botão
Pesquisador
Rodrigo Botão é Pesquisador do IDGlobal. Ele é economista com formação acadêmica e experiência em pesquisa e análise de políticas públicas no setor energético, com ênfase na regulação do mercado de gás natural e na transição energética. É doutor em Energia pela USP, com período de pesquisa como Research Scholar na Universidade do Texas em Austin, e atua como professor de cursos sobre Energias Renováveis, Transição Energética e Mudanças Climáticas na PUC-SP. Participou de projetos acadêmicos relevantes, incluindo publicações sobre regulação e transição energética, além de pesquisas sobre o gás não convencional no Brasil como pesquisador da ANP e GASBRAS. Durante o mestrado na Universidade de Bath, representou a instituição na Rotman European Trading Competition 2012, realizada na LUISS, em Roma, e atuou como Analista de Custos na RWE Power (Innogy plc) em Birmingham, Reino Unido. No mercado, desempenhou o papel de Coordenador Financeiro na GASMAR (Companhia de Gás do Maranhão), a frente das análises financeiras e de viabilidade de projetos. Também atuou como Venture Capital Analyst na Alternatives.Pe, empresa localizada em Cingapura, com foco em estudos de regulação, precificação e estratégias de mercado no setor de energia e tecnologia.
Victor Delamerlini Rodrigues
Estagiário acadêmico
Victor é estagiário no ID Global, cedido para apoio na implementação do projeto Escuta Sanfran na Faculdade de Direito da USP. O projeto visa promover o bem-estar e apoio aos membros da comunidade da Faculdade por meio de diversos projetos sociais, além de desenvolver novas ações para a Comissão de Inclusão e Pertencimento. Atualmente, é um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Direito, Saúde e Desigualdade da USP, em parceria com o Hospital Universitário da USP. Também integra o Grupo de Cultura Jurídica em Direito Civil.Suas áreas de interesse incluem direitos humanos, direito das crianças e adolescentes e direito empresarial.
ALUMNI
Erleyvaldo Bispo
Coordenador de Captação
Erleyvaldo Bispo foi Coordenador de Captação do Programa IDGlobal, onde desenvolveu pesquisas multidisciplinares. Cursou Engenharia Florestal. Foi relator voluntário do 8° Fórum Mundial da Água (2018), convidado para a 4ª Conferência Global de Políticas Climáticas (2018) e 1º bolsista do Instituto Global Attitude para participar do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável (2019), em Santiago, no Chile. Foi selecionado pela Stockholm International Water Institute (SIWI) e ARUP como jovem profissional do mundo para participar da World Water Week (2019), em Stockholm, na Suécia. Participou da 20º Edição da Shell Iniciativa Jovem (2020). Esteve presente no desafio internacional, promovido pela Organização Europeia de Pesquisa em Energia Nuclear (CERN) e Universidades Europeias. Recentemente, teve o seu projeto sobre a agenda de água, saneamento e higiene, selecionado pela Secretaria Internacional da Água e participou da Conferência de Águas da ONU 2023, em Nova Iorque, Estados Unidos.
Gildemar da Paixão
Estagiário
Gildemar da Paixão Trindade foi estagiário no Programa ID Global, onde desenvolveu pesquisas multidisciplinares. Gildemar é quilombola da Comunidade Quilombola de Paramirim das Crioulas e autor do livro “Pensamentos na cabaça: memórias, contos e tradições quilombolas”, sua primeira obra literária. Graduou-se no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades em 2018 e concluiu sua especialização em estudos amazônicos pela UnB em 2022. Atualmente, está cursando graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia e integra o grupo de extensão LIVRO-LUGAR. Possui experiência em temáticas voltadas aos direitos territoriais, culturais e tradicionais quilombolas, bem como na escrita criativa das tradições, cultura e oralidade quilombola.
Gisele Campos
Estagiária
Gisele Campos Batista foi estagiária no IDGlobal, onde atuou na coordenação do Programa IDGlobal. É bacharel em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, e na mesma instituição cursa mestrado em Administração Pública e Governo. Anteriormente, Gisele trabalhou com pesquisa no Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e como assessora na Conectas Direitos Humanos, somada a outras organizações. Sua experiência inclui gestão de projetos, métodos qualitativos e quantitativos atuando com temas como direitos humanos, saúde pública, estudos étnico-raciais e análise de política públicas.
Gustavo Manicardi Schneider
Diretor de estratégia
Gustavo é bacharel e mestrando em direito pela FDUSP e mestrando (LL.M.) pela Harvard Law School (HLS). Como diretor de estratégia no IDGlobal (2022-2024), foi co-criador do Programa IDGlobal, além de ter coordenado as atividades das duas primeiras turmas do programa. Atualmente, é líder climático pelo Climate Leaders Program do Harvard University Center for the Environment/Salata Institute, Pesquisador do Programa de Meio Ambiente e Energia da HLS e Líder.
Jayne Naelly Santos Silva
Estagiária
Graduanda em Direito pela USP e estagiária na área consultiva tributária do escritório Lavez Coutinho. Também participou do CIADT, promovido pelo IBDT. Além disso, fez parte do Escuta Sanfran, uma iniciativa apoiada pelo IDGlobal, que buscava promover bem-estar e a inclusão na Faculdade de Direito da USP.
Maria Antonia Dezidério
Estagiária
Maria Antonia Dezidério foi estagiária no Programa ID Global, onde desenvolveu pesquisas multidisciplinares. Anteriormente, Maria Antonia atuou como coordenadora na Coalition for Adolescent Girls. Também foi estagiária no escritório Carvalho Siqueira na equipe de Litígio Estratégico em Mudança Climática, na ONG VidaAfrolatina e na Fundação Getúlio Vargas. Na USP foi diretora tesoureira do Departamento Jurídico XI de Agosto e membra do Núcleo de Direito, Discriminação e Diversidade. Além disso, é ativista em direitos das mulheres e meninas pela Women Deliver e fundadora do Projeto ConectElas.
Maria Gabriella Rodrigues
Pesquisadora
Maria Gabriella Rodrigues de Souza foi pesquisadora no Programa IDGlobal, onde desenvolveu atividades de pesquisa em Transição Energética Justa, Direitos Humanos e Ambientais. Anteriormente atuou como assistente de pesquisa na McMaster University pelo programa Emerging Leaders of the Americas, assim como atua como diretora executiva da Rede Vocare, rede de jovens brasileiros comprometidos com a Função Pública no Brasil. Possui como áreas de interesse Justiça Racial, Gênero e Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Milena Domingues
Estagiária
Milena Domingues foi estagiária no Programa IDGlobal, onde desenvolveu pesquisas multidisciplinares. Atualmente, é graduanda em Direito pela Universidade de São Paulo. Tem interesse na área de Políticas Públicas, direito de gênero e entre outros. Cursou anteriormente Gestão de Políticas Públicas na USP-EACH, possuindo experiência em iniciativas voltadas ao campo social em organizações da sociedade civil e no setor público. Também atuou na coordenação de pesquisa coletiva em Direitos Sexuais e Reprodutivos.
Sara Emanuelly
Pesquisadora
Sara Emanuelly da Conceição Raul atuou como pesquisadora no Programa IDGlobal, onde desenvolveu atividades de pesquisa em Transição Energética Justa, Direitos Ambientais e Direitos Humanos. Foi graduanda em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Maranhense, residente em território da Amazônia Legal, comunicadora e ativista socioambiental e climática, foi articuladora nacional da rede de jovens Engajamundo, onde coordenou o Grupo de Trabalho Sobre Mudanças Climáticas (GT Clima) e voluntária do Greenpeace Brasil. Atuou principalmente com as pautas de justiça climática e racismo ambiental.
Maria Vitoria Barros Passos
Estagiária
Maria Vitória foi estagiária no ID Global, onde colaborou para a realização de pesquisas multidisciplinares. Atuou como estagiária na Total Eren e na Casa dos Ventos, nas áreas de Direito Societário e Energia, respectivamente. Foi presidente externa na SanFran Jr., empresa júnior da Faculdade de Direito da USP, além de estagiária administrativa no Departamento Jurídico XI de Agosto. Dedicou-se à pesquisa acadêmica, por meio de iniciação científica, em Transição Energética. Teve como áreas de interesse o direito societário, a transição energética e o direito comparado.
Agatha Martins Soares
Estagiária
Agatha foi estagiária no ID Global, onde colaborou para a realização de pesquisas multidisciplinares. Atuou como estagiária no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e foi bolsista de iniciação científica do CNPq, na área de meio ambiente e planejamento urbano, e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), na área de ciências humanas e meio ambiente. Esteve vinculada ao Departamento Jurídico XI de Agosto. Teve como áreas de interesse o direito internacional público, os direitos humanos e as políticas públicas.
Ronaldo Rodrigues Alves Braga
Estagiário
Ronaldo Rodrigues Alves Braga é mestrando em Administração Pública (MPA-DP) na Universidade de Columbia, com formação em Ciências Sociais pela USP, intercâmbio na Sciences Po Paris e especialização em políticas públicas pela Universidade de Oxford. Entre 2014 e 2016, destacou-se no Grupo Direito e Pobreza pelo IDGlobal, atuando nas iniciativas relacionadas à judicialização da saúde. Além disso, trabalhou em organizações como Fundação Lemann, Instituto Gesto e Motriz, desenvolvendo projetos de impacto em educação e equidade racial. Sua trajetória une experiência prática e excelência acadêmica, com foco em transformação social e desenvolvimento sustentável.
Luís Gustavo Gonçalves Barreira
Pesquisador
Luís Gustavo Gonçalves Barreira foi pesquisador no Programa IDGlobal, onde desenvolveu pesquisa em Transição Energética Justa. Sua expertise incluiu temas de Direitos Humanos e seu vínculo ao Direito Antidiscriminatório e à Justiça Ambiental. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, desenvolveu atividades de pesquisa acadêmica em conexão com o Núcleo de Extensão e Pesquisa Igualdade Étnico-Racial e Educação (IERÊ/UFT). Além disso, foi membro-fundador da Clínica de Direitos Humanos da UFT e Conselheiro da Promoção da Igualdade Racial do Estado do Tocantins (CEPIR – TO). Anteriormente, estagiou na Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins e no Tribunal de Justiça do Tocantins. Representou a Região Norte no Programa de Intercâmbio da SAJ – Presidência da República e conquistou a Menção Honrosa no International Essay Contest for Young People – 2023 (organizado pela Goi Peace Foundation com apoio da UNESCO). Também integrou a Equipe de Processo da Universidade Federal do Tocantins na Competição Nacional de Processo (IBDP e Processualistas). Em 2024, foi selecionado para o Programa Talentos Unleash Amazônia, como um dos representantes da Amazônia brasileira.
Maria Paula Messerlian
Estagiária
Maria Paula foi estagiária no ID Global, cedida para apoio na implementação do projeto Escuta Sanfran na Faculdade de Direito da USP. O projeto visa promover o bem-estar e apoio aos membros da comunidade da Faculdade por meio de diversos projetos sociais, além de desenvolver novas ações para a Comissão de Inclusão e Pertencimento. Anteriormente, estagiou na área de Societário e M&A no escritório L.O. Baptista Advogados e na 41ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo.Atuou também, realizando iniciação científica na USP nas áreas de direito ambiental e empresarial. Foi coordenadora e fundadora do Grupo de Pesquisa em Direito, Saúde e Desigualdade da USP, em parceria com o Hospital Universitário da USP. Também integra o Grupo de Direito e Pobreza da USP e coordenadora do Centro de Estudos Legais Asiáticos da FDUSP.Suas áreas de interesse incluem direitos humanos, direito ambiental e direito empresarial.
Luiza Lessa
Estagiária
Luiza foi estagiária no ID Global, onde colaborou para a realização de pesquisas multidisciplinares.Participou da BRICS Summer School 2024 na Universidade de Fudan, China, adquirindo expertise em governança global e cooperação entre os países do BRICS. Além disso, desenvolve pesquisa acadêmica no PET Sociologia Jurídica, no Grupo de Direito e Pobreza (GDP) e no Grupo de Pesquisa em Direito, Saúde e Desigualdade Social da USP (DS²). Ainda, integra a equipe administrativa da Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro (RDM).Tem como áreas de interesse direito econômico, estudos legais asiáticos e projetos de bem-estar, saúde mental e pertencimento no ambiente acadêmico e universitário.
Ana Bacovis
Pesquisadora
Ana Bacovis é pesquisadora do ID Global. Graduanda do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é participante do projeto de extensão “Educomunicação Ambiental no rádio e nas escolas: Uma proposta de construção de cidadania ativa” com ações educomunicativas ambientais, conscientização e construção de saberes sobre cidadania ambiental no ambiente escolar. Também integra o Grupo de Pesquisa “A PoliFeira do Agricultor na Construção da Cidadania Alimentar” e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI da UFSM. Suas áreas de pesquisa abrangem cidadania alimentar, direito das comunidades tradicionais, mídia alternativa, crise climática e justiça ambiental.
Aylla Monteiro
Pesquisadora
Aylla Monteiro de Oliveira é bacharel em Direito pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pesquisadora no Programa ID Global, onde atua na frente de pesquisa sobre transição energética justa e inclusão de povos indígenas e comunidades tradicionais.
Sua expertise abrange áreas como Direito Indígena, Direito Ambiental, Antropologia Jurídica e Metodologia de Pesquisa. Além disso, desenvolve pesquisa acadêmica sobre o Sistema de Justiça Tradicional de Povos Indígenas situados no estado de Pernambuco e investiga a importância da consulta prévia, livre e informada às comunidades tradicionais, assim como a criação de protocolos comunitários de consulta.
Cristian Wari'u
Pesquisador
Cristian Wari’u é pesquisador do programa Vozes Lab e comunicador indígena Xavante, nascido no território de Parabubure, no Vale do Araguaia (MT). Atualmente, está no 7º período do curso de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília (UnB). Suas áreas de pesquisa incluem cultura e povos indígena na contemporaneidade, produção de conteúdo digital e estratégias de comunicação voltadas à valorização dos povos indígenas.